Capacitação em Sinop prepara jovens para o mercado de trabalho no agro

WhatsApp Image 2025 01 20 at 09.38.02 1 1024x768 1

Nesta segunda-feira (20), teve início em Sinop a primeira turma com 25 alunos do programa CapacitAção realizado em parceria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT). A iniciativa tem como objetivo formar jovens para atender à crescente demanda do setor agropecuário no estado, com foco em manutenção de máquinas pesadas.

Com o crescimento do agronegócio em Sinop, a formação de profissionais qualificados se torna um diferencial competitivo. O programa oferece um curso completo, combinando teoria e prática, além de ser uma oportunidade para jovens que desejam ingressar ou se especializar no setor.

Miguel Farias Passos, de 18 anos, é um dos participantes e destacou a importância do curso para sua carreira. “Sinop é uma cidade que vem crescendo bastante, principalmente em relação ao agro, e as máquinas e a tecnologia estão evoluindo cada vez mais. Vou complementar meu conhecimento me tornar um profissional bem capacitado”, diz o jovem.

Outro aluno da turma, Lucas Santos Rocha, também de 18 anos, compartilhou sua motivação para participar do programa e teve inspiração na profissão do pai. “Eu quis fazer esse curso de manutenção de máquinas pesadas porque meu pai sempre trabalhou em manutenção de caminhão. Agora que completei o terceiro ano do ensino médio, surgiu essa vaga e não pensei duas vezes. Eu gosto de mecânica, de máquinas pesadas, e como é relacionado à mecânica de caminhão, achei que era a oportunidade ideal”, explica.

A inauguração do programa em Sinop teve o apoio do Sindicato Rural do município. Segundo o vice-presidente da instituição, João Marcos Rosa Bustamante, a capacitação representa uma iniciativa alinhada às demandas do mercado regional, oferecendo aos jovens a chance de desenvolver habilidades técnicas que atendem às exigências de um setor em constante evolução.

”Essa colaboração é de extrema importância, pois atende à grande demanda do agronegócio por profissionais especializados. Com cursos mais longos, abrangentes e detalhados, os participantes saem bem preparados e ambientados com a área escolhida, o que aumenta suas chances no mercado. Isso é essencial para suprir a carência de mão de obra qualificada na região”, destaca Bustamante.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.