Sonda da NASA revela possível oceano subterrâneo em Marte

Marte, conhecido por suas imponentes montanhas e antigos vulcões, pode também esconder um “oceano subterrâneo”. De acordo com medições sísmicas realizadas pela sonda Mars InSight, da NASA, foi identificado um vasto reservatório de água líquida entre 11,5 e 20 quilômetros abaixo da crosta marciana. Essa descoberta surpreendente sugere que Marte pode conter água suficiente em seu subsolo para formar um oceano global, embora o acesso a essa água seja um grande desafio para futuras missões tripuladas.

Os cientistas revelaram essa descoberta em um estudo publicado nesta segunda-feira (12) na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. Utilizando técnicas similares às usadas por geólogos na Terra para mapear aquíferos subterrâneos e campos de petróleo, os pesquisadores conseguiram detectar essa camada de água. “Os dados sísmicos da InSight foram melhor explicados por uma camada profunda de rocha ígnea fraturada e saturada com água líquida”, detalharam os cientistas no estudo.

Embora já se soubesse da existência de gelo nos polos marcianos e de vapor d’água na atmosfera, esta é a primeira vez que água líquida foi detectada em Marte. Os cientistas acreditam que os antigos oceanos de superfície de Marte desapareceram há mais de três bilhões de anos, com grande parte dessa água sendo capturada no subsolo ou perdida para o espaço.

O estudo ressalta a importância dessa descoberta para a compreensão do ciclo da água em Marte, a busca por sinais de vida passada ou presente, e o potencial uso desses recursos em futuras missões. “Nossos resultados têm implicações significativas para a compreensão do ciclo da água em Marte, determinando os destinos da água de superfície do passado, buscando vida passada ou existente e avaliando a utilização de recursos para missões futuras”, concluem os pesquisadores.

Com informações: Byte/Terra

Adicionar aos favoritos o Link permanente.