⁠Relembre a trajetória de Gloria Groove no aniversário de 30 anos da artista

Hoje, a super performer brasileira Gloria Groove completa 30 anos e nós vamos homenageá-la relembrando a trajetória de sucesso da artista, um dos maiores nomes da música pop da atualidade.

Quem é Gloria Groove

A drag queen e performer Gloria Groove é criação do cantor, compositor, ator e dublador paulistano Daniel Garcia Felicione Napoleão

“Drag queen não é uma identidade de gênero, é uma expressão artística, dentre tantas expressões artísticas que existem: mágico, palhaço, cantor, bailarina… Drag queen é uma dessas coisas, é uma expressão artística muito plural, que conversa diretamente com a cultura pop. E Gloria Groove é uma instalação pra mim”, explicou Daniel em entrevista ao programa “Provoca”, da TV Cultura.  

Nascido na Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo, Daniel já nasceu em um ambiente musical: é filho da cantora Gina Garcia, vinda de uma família de muitos artistas. Aos seis anos, ele começou a fazer comerciais e, aos sete, iniciou sua carreira oficialmente, quando fez parte do grupo Galera do Balão, nova formação do Turma do Balão Mágico, com o qual gravou dois álbuns. 

Em 2006 – já um exímio cantor, de voz estonteante – foi um dos finalistas do quadro de calouros “Jovens Talentos”, no “Programa Raul Gil”, na Band. No mesmo ano, foi indicado pelo próprio Raul Gil para um teste na telenovela “Bicho do Mato”, na Record, onde passou para interpretar o Ruizinho, irmão da protagonista Cecília, interpretada pela atriz Renata Dominguez.

Desde 2005, também iniciou uma vasta carreira na dublagem, onde se tornou um dos principais nomes do mercado brasileiro, emprestando sua voz a seriados como “Hannah Montana”, “Digimon Xros Wars”, “Power Rangers: Megaforce”, além da franquia de filmes “Descendentes”.

Daniel Garcia, o criador de Gloria Groove | Imagem: Reprodução

O nascimento de Gloria Groove

Em 2014, Daniel passou a se identificar com a cultura drag queen ao assistir o talent show “RuPaul’s Drag Race”, no qual artistas performáticos competiam para permanecer no programa com números interpretativos de música e dança. Foi então que criou a Gloria Groove.

Em entrevista ao portal UOL, Daniel falou sobre a descoberta: “Nunca me encaixei e me enxerguei dentro do que as pessoas esperavam para mim. Quando se olha, não se sabe se é homem, mulher, meio do caminho, se chama de ele ou de ela. Ser drag me permitiu me ver pela primeira vez como artista. Ali dentro, posso explorar o que quiser”.

Em 2016, decidiu iniciar a carreira na música e chamou atenção com o lançamento da música “Dona”. Com a grande repercussão, Gloria Groove embarcou na turnê “Dona Tour”, que passou por vários estados do Brasil. Nesta época, chegou a abrir os shows de drag queens de renome internacional, tais como Sharon Needles e Adore Delano.

Em fevereiro de 2017, Gloria Groove lançou seu álbum de estreia, intitulado “O Proceder”. As letras são, em sua maioria, retratos de sua vida como pessoa LGBT e drag queen de periferia, trazendo um ponto de vista mais pessoal e contundente, como temas sobre seus relacionamentos, em composições como “Problema” e “Proceder”, parcerias com Evandro Cezar.

Imediatamente após sucesso do lançamento do álbum, a cantora embarcou na turnê “O Proceder Tour”. Em junho do mesmo ano, a cantora lançou o clipe de “Gloriosa” (parceria com Nelson D.), com uma letra sobre empoderamento e autoestima, utilizada pela própria cantora para superar momentos difíceis. 

O clipe da canção já acumulou mais de 9,5 milhões de visualizações no Youtube e a música se tornou sua segunda a ultrapassar 1 milhão de reproduções no Spotify.

Ainda no fim de 2017, a cantora lançou o single “Bumbum de Ouro”, cujo clipe, lançado em 2018 eum dos assuntos mais comentados no Twitter brasileiro na época, já ultrapassou a marca de 150 milhões de visualizações no YouTube. 

Em maio de 2018, com participação do baiano Léo Santana, foi lançado o hit “Arrasta”, que chegou ao topo da lista Viral Brasil do Spotify. O videoclipe, com direção e roteiro de Felipe Sassi, alcançou mais de 5 milhões de visualizações em menos de um mês e hoje bateu a marca de 64 milhões de visualizações.

Em 2019, Daniel dublou o protagonista “Aladdin” na refilmagem live-action feita pela Disney, e também cantou as músicas da trilha.

Gloria Groove | Foto: Rodolfo Magalhães

Mais e mais sucessos

Em 2022, veio o segundo álbum da artista, “Lady Leste”, que faz referência a região em que nasceu em São Paulo.

O álbum contém colaborações com Sorriso Maroto, Marina Sena, Tasha & Tracie, MC Hariel, MC Tchelinho e Priscilla Alcantara, e traz sucessos como “Bonekinha”, “A Queda”, “Leilão” e “Vermelho”.

Em 2023, o álbum ganhou uma versão ao vivo, mesmo ano em que Gloria lançou seu terceiro disco: “Futuro Fluxo”, que apresentou sucessos como “Proibidona”, “Bruxaria 3000” e “Modo Xuxa”.

No dia 31 de dezembro de 2023, Gloria Groove encerrou o ano se apresentando na festa de réveillon pública na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a maior do mundo. A cantora também já se apresentou em grandes festivais como o Rock in Rio.

Em 2024, lançou seu segundo e terceiro álbuns ao vivo: “Serenata GG”, Volume 1 e 2, com participações especiais de peso, como: Alcione, Ferrugem, Belo, Thiaguinho, Ana Carolinae Gina Garcia, sua mãe.

Daniel define a “Gloria Groove” como “meio arrasto, meio rapper”, e as composições variam de soul, trap, R&B e funk brasileiro. Groove foi influenciada pelo hip hop desde a infância: o cantor apreciava rappers do sexo masculino, tais como Usher, mas a principal inspiração a cantar vem de rappers femininas, incluindo Lil’ Kim, Missy Elliott, Nicki Minaj, Karol Conká, e Flora Matos.

The post ⁠Relembre a trajetória de Gloria Groove no aniversário de 30 anos da artista appeared first on Novabrasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.