Chefe do alto escalão da polícia conhecido como ‘Caipira da Ostentação’ é afastado

O comunicado da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo desta sexta-feira (17) é que o delegado Fábio Pinheiro Lopes, conhecido como Caipira, um dos titulares do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), é investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por suspeita de enriquecimento ilícito. Por esse motivo, a Polícia Civil promoveu mudanças na chefia de dois departamentos especializados da instituição.

Conhecido como Delegado da Ostentação, Caipira já tem sido alvo de questionamentos quanto ao patrimônio desde 2013. Em meio ao sucesso da música “Camaro Amarelo”, o agora ex-chefe do Deic já foi foco de apuração por possuir na época o veículo de luxo da canção, mas na cor branca, além de uma coleção de relógios de alto padrão. Lopes, recebia um salário mensal de R$ 8 mil. Somente o Camaro e os relógios foram avaliados em mais de R$ 330 mil. Questionado por jornalistas no desenrolar das investigações, o delegado ainda ironizou: “Não posso ter um Camaro?”. Na ocasião, a justificativa de Caipira para os bens era que ele tinha uma empresa de consultoria empresarial, além de ser de família rica, com os pais donos de terras. Agora, novamente, o delegado foi afastado sob a mesma suspeita.

Enquanto as apurações são feitas quanto ao patrimônio de Fábio Pinheiro Lopes, no Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos), o delegado Carlos César Castiglione assume a direção no lugar de Dr. Ronaldo Augusto Comar Marão Sayeg. Castiglione atua na Polícia Civil desde 1993. Passou 14 anos na Divisão Antissequestro e já atuava no Denarc, mas na Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), e esteve à frente, juntamente com o Dr. Sayeg, da Operação Downtown, uma das mais importantes do ano de 2024 para desarticular o ecossistema do crime organizado em diferentes pontos da região central.

Sayeg, por sua vez, deixa a diretoria do Denarc para assumir o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), antes chefiado por Caipira. O novo titular do Deic tem 26 anos de carreira e é mestre em direito, justiça e desenvolvimento, e doutorando em função social do direito. Assim como Castiglione., Sayeg também é professor na Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” – Acadepol.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Também foi publicada em Diário Oficial a dispensa da corregedora Rosemeire Monteiro de Francisco Ibanez, que havia pedido afastamento do cargo no fim do ano passado. A coluna procurou a defesa do delegado Fábio Pinheiro Lopes para manifestação, mas, até a publicação do texto, não houve retorno. Por isso o espaço segue aberto para atualização.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.