DNIT conclui restauração de trecho de 37 km da BR-470 no Alto Vale

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizou a restauração de um trecho descontínuo de 37 quilômetros da BR-470, no Alto Vale do Itajaí. As melhorias incluem nova pavimentação, pintura de faixas e instalação de placas de sinalização.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Os serviços integram o Contrato de Restauração e Manutenção (Crema), com investimento total de aproximadamente R$ 59 milhões. O contrato prevê que a empresa realize a restauração de 126,4 quilômetros da BR-470, sendo que já recuperaram 43 quilômetros. Em maio, seis quilômetros foram entregues em Indaial, entre o km 73 e o km 79.

Novos trechos restaurados

Nas cidades de Rodeio e Ascurra, entre o km 80 e o km 99, foram realizados trabalhos de fresagem, recomposição do pavimento, aplicação de camada de reforço e microrrevestimento, bem como, a revitalização de sinalização horizontal e vertical.

Outros trechos beneficiados incluem os kms 146 e 147, em Rio do Sul, e o segmento entre Pouso Redondo e Ponte Alta, do km 184 ao km 199. Na Serra da Santa, a empresa responsável substituiu o antigo asfalto por uma nova camada asfáltica, o que aumentou a durabilidade e a segurança da via.

As obras também contemplam melhorias nos acessos, drenagem e sinalização.

Manutenção e conservação

Além disso, o contrato Crema inclui ainda ações de manutenção rotineira, como limpeza da pista e supressão vegetal. O investimento total previsto para o projeto é de R$ 170 milhões, beneficiando 11 cidades catarinenses: Indaial, Rodeio, Ascurra, Apiúna, Ibirama, Lontras, Rio do Sul, Agronômica, Trombudo Central, Pouso Redondo e Ponte Alta.

  • DNIT terá que indenizar motociclista por acidente na BR 470 devido à má conservação

Importância econômica e turística

Mais de 20 mil motoristas trafegam diariamente pela BR-470. A rodovia é considerada o principal corredor logístico de Santa Catarina. Desse modo, a estrada conecta o Oeste e Meio-Oeste ao litoral Norte, onde estão os portos de Itajaí e Navegantes, além do aeroporto de Navegantes.

A rodovia, portanto, é essencial para o transporte de produtos de exportação e importação, como grãos, carnes, madeira, móveis, produtos têxteis e da indústria metalmecânica, que impulsionam a economia catarinense.

Além disso, a estrada oferece acesso a importantes destinos turísticos do Vale do Itajaí e da Foz do Rio Itajaí-Açu. Entre os atrativos estão inclusos parques temáticos, festas típicas e praias, fortalecendo o setor de turismo na região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.