Presidente italiano culpa crise climática por fogo na Grécia

ROMA, 14 AGO (ANSA) – O presidente da Itália, Sergio Mattarella, enviou nesta quarta-feira (14) uma mensagem de solidariedade à sua homóloga da Grécia, Katerina Sakellaropoulou, por conta dos incêndios na região da Ática e disse que a devastação causada pelas chamas é resultado das mudanças climáticas.   

O fogo se alastrou pelos subúrbios da capital Atenas desde o último domingo (11) e matou pelo menos uma pessoa – uma mulher moldava encontrada carbonizada em sua casa -, enquanto milhares de moradores foram evacuados.   

“Cara presidente, infelizmente, também neste ano somos testemunhas da devastação causada pelas mudanças climáticas. A Itália está ao lado de vocês nessa terrível emergência provocada pelos incêndios que ameaçam sua belíssima capital, tão rica de tesouros da humanidade”, disse Mattarella na mensagem para Sakellaropoulou.   

“Essa nova emergência é mais uma prova de que a comunidade internacional deve agir com mais convicção e mais rapidamente”, acrescentou o presidente italiano.   

A temporada de incêndios no verão na Grécia acontece após o país ter registrado o inverno e os meses de junho e julho mais quentes desde pelo menos 1960.   

Segundo cientistas, a queima de combustíveis fósseis por atividades humanas é a principal razão da crise climática em curso no planeta, aumentando a duração, a frequência e a intensidade de ondas de calor e estiagens.   

Diversos países europeus, incluindo a Itália, já enviaram bombeiros e aviões para ajudar a Grécia a combater as chamas na Ática. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.