Prova de vida do INSS: como evitar golpes e o bloqueio do benefício

Prova de vida do INSS: como evitar golpes e o bloqueio do benefício

A prova de vida do INSS passou por modificações que prometem trazer alívio e mais praticidade a milhões de brasileiros.

Desde o início de 2025 o procedimento está ainda mais automatizado, fazendo com que a maioria dos beneficiários não seja obrigado a se deslocar até uma agência para fazer a comprovação manualmente. Porém, essa atualização ainda demanda atenção e cuidado, principalmente para evitar as fraudes.

O INSS anunciou que a portaria que impede o bloqueio dos benefícios pela falta da prova de vida será reeditada em breve. O prazo da portaria anterior venceu em 31 de dezembro de 2024, mas, até a nova regra ser publicada, o órgão mantém a suspensão dos cortes.

Como funciona a prova de vida do INSS hoje?

Como funciona a prova de vida do INSS hoje?
Como funciona a prova de vida do INSS hoje?

A prova de vida é fundamental para garantir que a pessoa correta receba o benefício, e deixou de ser um processo exclusivamente presencial, como era antes. Atualmente, o INSS utiliza diversas bases de dados públicas e privadas para confirmar que o segurado está vivo. Os atos que validam automaticamente a prova de vida são saques em caixas eletrônicos com biometria, consultas médicas pelo SUS, atualização no Cadastro Único (CadÚnico), renovação da CNH ou emissão de passaporte, declaração do Imposto de Renda ou participação em eleições.

Essas interações são cruzadas com as informações já disponíveis nas bases de dados governamentais, garantindo dessa forma que o processo seja automático e prático.

Mesmo com esse avanço tecnológico, há pessoas que preferem acompanhar todo o procedimento de perto, seja por dificuldade em lidar com o processo digital, ou simplesmente predileção. Uma boa notícia é que o beneficiário ainda pode realizar a prova de vida manualmente. Para isso ele deve acessar o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, ou comparecer presencialmente em agências bancárias ou do INSS.

A prova de vida é obrigatória para aposentadorias, pensões e outros benefícios de longa duração, desde que o período de concessão ultrapasse 12 meses. Os benefícios temporários, como salário-maternidade e auxílio por incapacidade temporária, não precisam realizar esse procedimento.

Atenção aos golpes relacionados à prova de vida do INSS

Atenção aos golpes relacionados à prova de vida do INSS
Atenção aos golpes relacionados à prova de vida do INSS

Mesmo com a modernização do sistema, os criminosos não perdem tempo e disseminam desinformação para aplicar golpes. E são diversas as formas de enganar: desde mensagens falsas pedindo comprovação de vida até supostos servidores públicos que aparecem na porta dos beneficiários.

O INSS reforça que nunca solicita informações por SMS, não envia servidores a residências para colher dados ou realizar procedimentos, e ainda alerta para que os beneficiários sempre denunciem qualquer comunicação pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Essas mudanças na portaria mostram que o INSS se preocupa ainda mais com a segurança e a eficiência. Além disso, assegura o pagamento contínuo dos benefícios, e ainda moderniza o sistema usando novas tecnologias como a biometria avançada e a inteligência artificial. A integração dos dados produzidos em situações do dia a dia – como vacinação ou compras com biometria – devem facilitar ainda mais a vida dos beneficiários.

Mantenha-se informado e fique em alerta quanto aos possíveis golpes. Em caso de dúvida ou de orientação, busque o aplicativo Meu INSS e a central 135.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.