Microsoft usa o DirectX para revolucionar os gráficos com IA em 2025!

Microsoft usa o DirectX para revolucionar gráficos com IA

A Microsoft está prestes a fazer um grande update no DirectX para transformar a forma como os gráficos são renderizados, integrando inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina na API. A gigante da tecnologia anunciou a novidade em seu blog oficial, sinalizando uma mudança de paradigma na computação gráfica.

A iniciativa visa aprimorar a qualidade visual e a eficiência em jogos e outras aplicações com alta demanda gráfica. A renderização neural, tecnologia central dessa atualização, utiliza modelos de aprendizado de máquina para gerar ou aperfeiçoar elementos visuais, como texturas, iluminação e upscaling de imagem. Ao delegar tarefas complexas de renderização para a IA, a Microsoft busca otimizar o desempenho e a fidelidade visual, aliviando a carga computacional nos pipelines de renderização tradicionais.

A empresa não está sozinha na exploração desse campo. Tecnologias como DLSS da Nvidia e FSR da AMD já demonstraram o potencial da renderização aprimorada por IA. No entanto, a Microsoft ambiciona fornecer uma estrutura padronizada e aberta para essas capacidades dentro da amplamente utilizada API DirectX, democratizando o acesso a essa tecnologia.

Este movimento estratégico da Microsoft acompanha um investimento massivo em IA. A empresa planeja investir US$ 80 bilhões em IA até 2025, demonstrando seu compromisso com o avanço da área.

Suporte a vetores cooperativos: O catalisador do DirectX

Microsoft usa o DirectX para revolucionar gráficos com IA

Um dos recursos cruciais da próxima atualização do DirectX é o Suporte a Vetores Cooperativos. Essa funcionalidade otimizará as cargas de trabalho de IA para renderização em tempo real, aprimorando operações de matriz-vetor, essenciais para tarefas de IA como treinamento, ajuste fino e inferência.

Essa inovação permite que as tarefas de IA sejam executadas em diferentes estágios de sombreamento, possibilitando a execução eficiente de redes neurais, como em um pixel shader, sem sobrecarregar a GPU. A integração de gráficos neurais em aplicações DirectX também garante acesso ao hardware acelerador de IA em diversas plataformas, capacitando desenvolvedores a criar experiências mais imersivas.

A Microsoft confirmou que os Vetores Cooperativos aproveitarão os Tensor Cores das novas GPUs da série RTX 50 da Nvidia para habilitar shaders neurais, aprimorar a visualização de ativos de jogos, otimizar a geometria para melhor traçado de raios e suportar ferramentas para criar personagens de jogos fotorrealistas.

A equipe de Linguagem de Sombramento de Alto Nível (HLSL) da Microsoft está colaborando com os principais fabricantes de GPUs, incluindo AMD, Intel, Nvidia e Qualcomm, para garantir que essas novas capacidades sejam otimizadas para uma ampla gama de arquiteturas de hardware.

O futuro dos gráficos impulsionados por IA

Microsoft usa o DirectX para revolucionar gráficos com IA

Ao incorporar capacidades de renderização neural no DirectX, a Microsoft pretende expandir a adoção de gráficos impulsionados por IA em diversas plataformas. As aplicações potenciais são vastas, desde traçado de raios em tempo real aprimorado até escalonamento de resolução adaptativo para displays de alta definição.

Enquanto as tecnologias proprietárias de renderização por IA têm se limitado a ecossistemas específicos, a abordagem aberta da Microsoft deve ampliar o acesso, fomentando maior inovação e competição no setor.

Embora as atualizações ainda estejam em desenvolvimento e não tenham uma data de lançamento definida, elas destacam o papel crescente da IA na definição do futuro da tecnologia gráfica. A NVIDIA, com sua nova geração de GPUs com arquitetura Blackwell, também integrou tecnologia de IA para melhoria de gráficos, mostrando que a Microsoft não está sozinha nessa busca por gráficos mais realistas e eficientes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.