Deslizamentos de terra deixam mortos e desaparecidos em Minas Gerais

"BombeirosTemporal causou destruição na região de Ipatinga, que decretou estado de calamidade pública. Corpo de Bombeiros contabiliza sete mortos até o momento.Deslizamentos de terra decorrentes das fortes chuvas que atingiram a região de Ipatinga, em Minas Gerais, deixaram ao menos sete mortos e quatro desaparecidos na madrugada deste domingo (12/01).

“Até o momento, são seis óbitos e quatro desaparecidos em Ipatinga, e um óbito em Santana do Paraíso”, escreveu o governo de Minas Gerais, em nota.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, os corpos foram encontrados soterrados após o deslizamento de encostas atingir residências da região.

Entre as vítimas, foram identificados três corpos — o de um menino de 8 anos, de uma idosa, de 70, e de um homem de 30 anos. Os bombeiros receberam 58 chamados para desabamentos no município.

Calamidade pública

A prefeitura de Ipatinga decretou calamidade pública após registrar a precipitação de 80 milímetros de chuva em menos de uma hora.

As equipes de defesa civil ainda trabalham para localizar outras vítimas entre os escombros. A região está sob alerta de perigo potencial para chuvas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, a chuva também inundou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, o que dificultou os atendimentos.

“Devido ao alagamento na UPA de Ipatinga, precisamos redirecionar, temporariamente, os atendimentos de urgência e emergência para as unidades de saúde das cidades vizinhas, Coronel Fabriciano e Timóteo”, escreveu a prefeitura, em nota.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em postagem no X, anunciou que irá para a cidade nesta segunda (13) e pediu aos moradores que procurasse locais seguros.

gq (Agência Brasil, ots)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.