Comércio varejista de Santa Catarina cresce 6,9% em novembro de 2024

O comércio varejista de Santa Catarina apresentou crescimento de 6,9% no volume de vendas em novembro de 2024, em comparação ao mesmo mês de 2023. O desempenho ficou acima da média nacional, que registrou alta de 4,7%, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (9), por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Setores em destaque no comércio varejista de Santa Catarina

Em novembro, nove dos 11 segmentos pesquisados em Santa Catarina tiveram alta nas vendas. Entre os destaques, o setor de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos cresceu 11,2%, seguido por supermercados e hipermercados (10,2%). Todavia, também apresentaram bom desempenho os combustíveis e lubrificantes (5,8%) e móveis e eletrodomésticos (4,9%).

O governador Jorginho Mello ressaltou o impacto positivo do empreendedorismo no estado.

Os indicadores mostram a confiança na economia catarinense, com aumento na geração de empregos e na atração de investimentos privados

afirmou Mello.

Comparativo nacional

Santa Catarina alcançou a 11ª colocação no ranking nacional de crescimento no varejo em novembro, superando estados como São Paulo (4,5%), Paraná (3,6%), Minas Gerais (1,9%) e Rio de Janeiro (0%). Apesar de ficar atrás de estados com bases de comparação mais baixas, o desempenho catarinense manteve-se acima da média do país.

Acumulado do ano no comércio varejista de Santa Catarina

Entre janeiro e novembro de 2024, o comércio varejista de Santa Catarina acumulou crescimento de 4,4%. Os resultados foram impulsionados principalmente pelos meses de outubro e novembro, que registraram altas de 7,2% e 6,9%, respectivamente.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destacou a relação entre o aumento no consumo e a geração de empregos no estado.

Foram quase 150 mil vagas formais abertas em 2024, com a menor taxa de desocupação em dez anos. Isso eleva a renda e estimula o consumo, não apenas de itens básicos, mas também de bens duráveis como veículos e eletrodomésticos

explicou Dreveck.

  • Santa Catarina registra mais de 149 mil novos empregos formais em 2024

Setores com maior crescimento no acumulado

Nos primeiros 11 meses de 2024, as vendas de veículos e peças registraram alta de 18,6%, seguidas pelo comércio de eletrodomésticos (14,4%), artigos farmacêuticos (12,7%), atacados (6,1%) e supermercados (5,5%). Assim, esses resultados reforçam o bom desempenho do varejo catarinense ao longo do ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.