Site elenca os melhores filmes dos anos 2000; saiba quais são

O portal norte-americano IndieWire divulgou sua lista dos 100 melhores filmes dos anos 2000, destacando como esses títulos definiram a primeira década do século 21. Entre os selecionados, o filme brasileiro “Jogo de Cena” (2007), de Eduardo Coutinho, figura na 66ª posição.

“Jogo de Cena”, um documentário marcante que reúne 83 mulheres compartilhando suas histórias, incluindo nomes como Andréa Beltrão e Fernanda Torres, é um dos poucos filmes brasileiros a aparecer na lista.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

A seleção da IndieWire inclui uma variedade de cineastas renomados e suas obras icônicas. Confira então alguns dos destaques:

1- “A.I. Inteligência Artificial” (2001)

O filme de Steven Spielberg, conta a história de David, um menino-robô programado para amar, é adotado por um funcionário da Cybertronics e sua esposa. No entanto, uma série de circunstâncias inesperadas dificulta a vida de David. O menino-robô busca então seu lugar no mundo. Elenco: Haley Joel Osment, Jude Law, Brendan Gleeson.

2- “As coisas simples da vida” (2000)

Em Taipei, Jian, um homem de 40 anos, vai ao casamento do cunhado, onde reencontra sua namorada de infância, Sherry, enquanto sua filha Ting Ting vivencia sua primeira desilusão amorosa. O elenco conta com Elaine Jin, Issey Ogata e Wu Nien-jen.

3- “Cidades dos sonhos” (2001)

Uma jovem atriz se envolve em um mistério surreal em Hollywood após um acidente de carro deixar uma mulher com amnésia. Elenco: Naomi Watts, Laura Harring, Justin Theroux.

4- “2046 – Os segredos do amor” (2004)

Hospedado em um hotel em Hong Kong, o jornalista Mo Wan Chow escreve um livro de ficção científica sobre o futuro enquanto recorda seus relacionamentos do passado e se envolve com suas vizinhas de quarto. O filme tem Tony Leung Chiu-Wai, Gong Li.

5- “35 doses de rum” (2008)

Lionel, um viúvo, lida com a mudança quando sua filha Josephine vai para a faculdade e seu vizinho expressa sentimentos por ela. Elenco: Alex Descas, Grégoire Colin, Mati Diop.

LEIA TAMBÉM

  • Miley Cyrus é a artista mais jovem a receber o status de “lenda” da Disney
  • Netflix anuncia série animada de “Mafalda”

6- “Sangue negro” (2007)

Falido, o minerador de prata Daniel Plainview decide começar vida nova e buscar a fortuna com o filho em local rico em petróleo, mas seus interesses entram em conflito com os do pastor Eli Sunday, a figura mais influente da cidade. A trama é estrelada por Daniel Day-Lewis, Paul Dano, Dillon Freasier.

7- “As prais de Agnès (2008)

Agnès Varda, a decana das cineastas francesas, compartilha seu início de carreira como fotógrafa de teatro e depois então como diretora de cinema de vanguarda nos anos 1950. A artista reflete sobre sua carreira e vida.

8- “Encontros e desencontros” (2003)

Sofrendo com o horário e estranhos em uma terra estrangeira, Bob e Charlotte não conseguem dormir e se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo. Assim, em pouco tempo, encontram distração, fuga e compreensão um no outro entre as luzes de Tóquio.

9- “O que resta do tempo” (2009)

Através de quatro episódios, Suleiman explora a vida dos “árabes israelenses” e suas experiências desde 1948. Elenco: Saleh Bakri, Elia Suleiman, Ziad Bakri.

10- “A viagem de Chihiro” (2001)

Chihiro, uma menina de 10 anos fica furiosa ao descobrir que vai se mudar para uma nova cidade com seus pais. Contudo, no caminho para o novo local, a família se perde e encontra um mundo de criaturas estranhas que requerem coragem da garota para enfrentar desafios.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.