Kantovick: Maquiador natural de Imbuia produz Kelly Key em Portugal

A carreira de José Henrique Kantovick começou de forma simples, em Imbuia, interior catarinense, até ser maquiador da cantora Kelly Key. Nascido em Ituporanga e criado em Imbuia, ele atendia clientes em casa, inspirado no trabalho da mãe, realizando penteados e maquiagens para eventos. “Eu fazia químicas, colorações e penteados. Aos poucos, me especializei em maquiagem e fui ganhando espaço no mercado local”, relembrou.

📲 Receba notícias no WhatsApp!

Com a chegada da pandemia, a queda na demanda por casamentos e eventos o levou a buscar novas oportunidades. Então, surgiu a oportunidade de se mudar para Portugal, embora Kantovick admita que a ideia não fazia parte de seus planos. “Sempre admirei o país e o sotaque, até ouvia bastante uma rádio daqui. No começo, foi muito difícil. Enfrentei problemas de adaptação, um início de depressão e precisei de medicamentos para superar”, conta.

Em Portugal, começou trabalhando em uma rede de salões, onde recebia cerca de R$50 por produção. Mesmo assim, a experiência abriu portas. Foi nesse emprego que ele recebeu a oportunidade de trabalhar no canal CNN, maquiando apresentadores de TV.

Outra dificuldade que Kantovick cita foi a dificuldade de adaptação com a língua. Ele conta que muitas clientes das quais atende até hoje não são de Portugal, mas sim de outros lugares do mundo. Por isso, a língua inglesa se tornou muito importante e algo que é prioridade nos estudos dele.

image
Kantovick trabalha com noivas de todo o mundo. Foto: @kantovick no Instagram

Especialização no mercado de noivas e reconhecimento global

Atualmente, José se dedica exclusivamente ao atendimento de noivas, atendendo clientes de diversas nacionalidades, como Nova York, Índia, Países Baixos, China e Coreia do Sul. Ele atribui seu sucesso à atenção e sensibilidade ao entender as expectativas de cada cliente.

“Meu diferencial é a simplicidade e a humildade. Sempre coloco as necessidades da noiva em primeiro lugar. Eu dou minha opinião, mas busco criar algo que atenda exatamente ao que ela imagina. Cada cerimônia tem suas particularidades, seja um casamento muçulmano, em que o maquiador homem não pode tocar na noiva, ou uma celebração tradicional. É preciso estudar os detalhes para entregar um trabalho impecável”, explicou Kantovick.

Além do talento técnico, o maquiador destaca que sua experiência no Brasil contribuiu para sua adaptação em Portugal. “No Brasil, aprendemos várias técnicas, o que me deu flexibilidade para atender diferentes estilos e culturas”.

LEIA TAMBÉM

  • Turnê 2025 de Gustavo Bardim e Duo Viocello começa em Ituporanga no mês de fevereiro

Experiência com Kelly Key e outras celebridades

No mês de dezembro, Kantovick maquiou a cantora Kelly Key durante sua passagem por Portugal. O vídeo da produção foi compartilhado nas redes sociais e já acumula mais de 5 mil curtidas e centenas de comentários.

ASSISTA:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por JuniorVillasboas Hairdresser (@juniorvillasboas_hairdresser_)

“Atender Kelly Key foi uma experiência especial. Lembrei da minha adolescência ouvindo suas músicas, mas trato todas as clientes da mesma forma, sejam elas famosas ou anônimas. É importante respeitar cada uma, garantindo o mesmo nível de dedicação e profissionalismo”, destacou o maquiador.

José também ressaltou a importância da discrição em sua profissão. “Nem tudo o que faço, eu publico. Algumas clientes preferem manter o anonimato, e isso deve ser respeitado. Aprendi que cada momento tem seu lugar, e é preciso valorizar a privacidade.”

Olhando para o futuro

Com uma carreira consolidada em Portugal, José Henrique Kantovick segue se destacando no mercado europeu, com trabalhos que unem técnica, bem como, sensibilidade e respeito às diferentes culturas.

Para ele, o sucesso vai além do reconhecimento profissional. “Jamais imaginei que poderia migrar para outro país e trabalhar com noivas de tantas nacionalidades. É algo que me orgulho muito.”

OUÇA A REPORTAGEM:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.