Justiça condena 30 pessoas por organização criminosa em Ituporanga

O Poder Judiciário condenou, nesta sexta-feira (10), 30 pessoas pelo crime de organização criminosa, como resultado da Operação “Decretados”, deflagrada pela Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Ituporanga. As penas aplicadas ultrapassam 160 anos de prisão apenas por este crime.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

A operação, realizada em 27 de setembro de 2023, contou com a participação de mais de 120 policiais civis e o cumprimento de mais de 80 ordens judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão, prisão preventiva e quebra de sigilo bancário.

Investigação desarticulou facção ligada ao tráfico

A operação visava combater uma organização criminosa que atuava no município de Ituporanga, associada a uma facção presente em todo o estado de Santa Catarina. O grupo controlava o tráfico de drogas, especialmente crack, e praticava atos de intimidação e punição violenta, incluindo homicídios ordenados pela facção entre 2022 e 2023.

Os chamados “decretos” da organização serviam para impor regras e reforçar seu poder na região. Desse modo, entre os crimes investigados estão tráfico de drogas, homicídios e práticas de intimidação contra devedores e rivais.

LEIA TAMBÉM

  • Mulher esfaqueia companheiro após discussão em Rio do Sul

Processos ainda em andamento

Todavia, além das condenações por organização criminosa, a operação resultou em outras punições por tráfico de drogas e crimes correlatos. Há ainda processos em andamento para apurar homicídios praticados por membros do grupo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.