Tech Mix na fotografia: fotos melhores com seu iPhone, abra um olho fechado com edição, dicas de apps e assine a opção mais barata em um app

Pessoa tirando foto com um iPhone 5s

Você já sabe, mas não custa lembrar: esta é a Tech Mix, sua coluna semanal que pode conter um app, um vídeo, uma dica, um site, um papel de parede, um acessório, uma análise, um comparativo, uma tendência, um atalho, uma arte, uma entrevista, uma lista, uma curiosidade, uma estatística, um brinde, um post… ufa, um pouco de tudo. Excepcionalmente nesta semana, a Tech Mix terá um só foco: fotografia, com dicas diversas.

Separei três dicas pensando neste Dia dos Pais, mas, é claro, elas servem para qualquer ocasião: faça fotos melhores com seu iPhone com dicas básicas e simples, abra o olho de alguém que piscou no momento do clique e, caso vá utilizar aplicativos para edição, veja como assinar a opção mais barata com uma dica simples e totalmente legal.

No final, deixe suas dicas também e me conte se alguma lhe ajudou!

Faça fotos melhores com seu iPhone

Não é o tópico se o celular substitui uma câmera profissional, mas, spoiler, para muita gente isso já aconteceu, e há um bom tempo, inclusive. Mas o ponto é, mesmo com uma câmera boa no seu bolso, você precisa de alguns cuidados para capturar uma imagem nítida e sem muito ruído.

A primeira dica é a mais básica de todas, mas é o que eu menos vejo fazerem. Vamos à lista?

  1. Limpe sua lente. Simples, assim. Veja a lente do seu celular agora, de pertinho mesmo, contra a luz. Se está limpinha, parabéns. Se ela tem marcas de dedo, gordura ou outra sujeira, bom, é um sinal de que suas fotos podem ficar ainda mais nítidas. Então, na hora de fotografar, passe suavemente na sua roupa para tirar o excesso e, quando puder, utilize um pano seco e macio.
  2. Segure bem o celular. Parece óbvio, mas segurar com as duas mãos ajuda bastante, especialmente se você é trêmulo (ou após alguns drinks, hehe). Também não custa pedir para a pessoa que tirará uma foto sua fazer o mesmo — aqui, por exemplo, sempre falo: “Mãe, segura com as duas mãos e vê se não corta minha cabeça.” 
  3. Seu zoom são seus pés, é assim que usamos uma câmera DSLR com uma lente de foco fixo. Mas essa dica é para você que não um iPhone com zoom óptico, o princípio é o mesmo. Dê alguns passos para frente, mas evite usar o zoom digital para não perder qualidade. E se seu iPhone tem uma lente 2x, 3x, etc., a próxima dica é para você.
  4. Zoom óptico traz ótimos enquadramentos. Zoom é mais que aproximar o assunto da tela, também significa afastar o fundo e suas distrações. Portanto, sempre que o espaço permitir, dê uns passos para trás e use a lente 2x ou superior. Você notará que, mesmo com o assunto/pessoa ocupando o mesmo espaço, as distrações do fundo são melhores e a foto terá um ar diferente; e se você combinar com o modo retrato e uma luz discreta no fundo, fica ainda melhor.
  5. Luz é a essência da foto. O iPhone fica cada vez melhor em adaptar a luz disponível à foto tirada no momento, mas se o ambiente é pouco iluminado ou você tenta usar daquilo para fazer uma foto artística, ou… vai ser mais uma “vamos tirar outra?” Dicas simples: evitar fotos contra a luz, se for preciso, vire-se a favor da luz mais próxima disponível; e evite fotos com luzes acima de você, mas, se for inevitável, levantar um pouco o queixo diminui as sombras no rosto.

Segui todas as dicas, mas uma pessoa na foto piscou. É possível fazer algo? Sim. Vamos para a segunda dica, com sugestões de aplicativos que uso e algumas finalidades específicas.

Apps de edição específicos, como abrir o olho em uma foto

A maioria das pessoas só tira a foto e posta, naturalmente, afinal, fotos cada vez melhores e com aparência de “prontas” precisam de menos edições. Exceto se o seu olho estiver fechado.

É uma situação muito específica, mas que o Photoshop Express faz muito bem no iPhone, e também algo que o Google Pixel faz nativamente com os olhos fechados, mas sigamos com o app.

No cenário de uma foto em grupo, se passou de cinco pessoas, pode esperar que alguém ficará com o olho fechado. Aqui, o segredo é simples: tire algumas fotos e conte com o Photoshop Express. Abra o app, escolha a foto a ser editada e, na barra inferior, escolha Olhos. Para um match perfeito, toque em “Adicionar” para escolher uma foto de referência, de preferência uma com iluminação similar com as mesmas pessoas, e que a pessoa a ser corrigia esteja de olhos abertos, nem precisa ser na mesma pose. Pronto!

Outros apps que usos para funções específicas:

  • O Photomator me ajuda a aumentar a resolução de uma foto, especialmente ao recortar uma foto e a qualidade não ficar tão agradável.
  • O FaceApp edita o rosto direto do app Fotos, minha parte preferida, ainda que às vezes reduza a resolução.
  • O Lightroom adiciona um desfoque no fundo da foto, com inteligência artificial, que aproxima de algo profissional. Muitas vezes aparenta melhor que o Modo Retrato do iPhone, se souber configurá-lo.
  • O Afterlight tem filtros e efeitos e luz incríveis.
  • O Photoleap expande suas fotos com IA, aumentando as laterais e verticais da sua foto, mantendo o contexto. Meu preferido.

Todos esses apps fazem muito mais que as funções específicas supracitadas, mas são os meus destaques para que você conheça cada um deles. Eles são gratuitos para baixar, enquanto algumas funções podem ser pagas. Mas aqui vai mais uma dica…

Descobrindo a assinatura mais barata em um app

Desconto é chique. Esqueci a senhora influenciadora que vive falando isso, mas neste caso trouxe um pouco de requinte para vocês. Afinal, na hora de assinar um aplicativo, por que não escolher direto a opção mais barata?

A dica funciona melhor quando o app oferece um prazo de avaliação gratuita, mesmo que sejam apenas três dias de teste. Assine os três dias de teste, mesmo que o valor pareça um absurdo, depois abra a App Store, toque na sua foto, vá em “Assinaturas”, toque no app que você acabou de assinar e, por fim, em “Ver todos os planos”. E ali está a mágica.

A App Store mostra a opção marcada com sua assinatura, com todas as outras opções disponíveis e, na maioria das vezes, você poderá encontrar opções mais baratas, como na imagem abaixo. É só tocar em outra opção para trocar a assinatura.


E estas foram as dicas relacionadas a fotografias para o Dia dos Pais, mas que servem para qualquer outra ocasião. Você sabia de alguma?

Até a próxima Tech Mix! 📸

Adicionar aos favoritos o Link permanente.