Combate a incêndios em Mato Grosso: forças conjuntas enfrentam chamas em diversas frentes


Combate a incêndios em Mato Grosso

A temporada de incêndios florestais em Mato Grosso se intensifica, exigindo uma resposta robusta e coordenada das diversas forças de segurança e órgãos ambientais do estado. Bombeiros, brigadistas, militares e agentes da Defesa Civil trabalham incansavelmente para conter as chamas que assolam diferentes regiões, especialmente o bioma Pantanal.

No município de Porto Conceição, em Cáceres, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) combatem um incêndio de grandes proporções. Divididos em duas frentes, os bombeiros atuam tanto na linha de fogo, combatendo diretamente as chamas, quanto na construção de aceiros, barreiras estratégicas que impedem a propagação do fogo. Na região entre o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assumem a linha de frente, contando com o apoio e monitoramento via satélite do CBM-MT.

Em Nova Lacerda, a situação é preocupante devido a um incêndio que atingiu a área federal da Terra Indígena Sararé e avançou para uma mineradora local. Equipes do CBM-MT estão em alerta máximo e aguardam autorização para ingressar na área afetada e iniciar o combate ao fogo. Quatro bombeiros já estão em Nova Lacerda, prontos para atuar assim que a ordem for liberada.

Para combater os diversos incêndios que assolam Mato Grosso, o CBM-MT conta com um efetivo de 36 bombeiros, reforçado por brigadistas de órgãos como ICMBio, Ibama, Exército Brasileiro, Força Nacional, Marinha do Brasil e DNIT. O monitoramento via satélite, realizado pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do CBM-MT, é crucial para direcionar as equipes e otimizar as ações de combate ao fogo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.