L’Oréal explora IA generativa na formulação de cosméticos

A L’Oréal, empresa global de 115 anos e mais de 90 mil colaboradores, anunciou uma colaboração pioneira com a IBM para explorar o potencial da Inteligência Artificial generativa (GenAI) na formulação de produtos cosméticos. O objetivo das empresas é impulsionar a eficiência na indústria da beleza. O projeto prevê o desenvolvimento de um modelo de IA personalizado, desenhado para ampliar significativamente as capacidades das equipes de Pesquisa e Inovação da L’Oréal em todas as regiões e categorias de produtos. Com essa iniciativa, as empresas buscam redefinir o papel da tecnologia na intersecção entre beleza e ciência.

O foco da parceria está na criação de um modelo de base de IA, o primeiro desse tipo na indústria cosmética. Este modelo utilizará dados extensivos de formulações e componentes para acelerar processos como o desenvolvimento de novos produtos, a reformulação de itens existentes e a otimização para produção em larga escala.

“Como parte do nosso Programa de Transformação Digital, esta parceria ampliará a velocidade e a escala do nosso pipeline de inovação e reformulação, com produtos sempre alcançando padrões mais elevados de inclusão, sustentabilidade e personalização”, pontua Stéphane Ortiz, chefe de Inovação Métiers e Desenvolvimento de Produtos L’Oréal Research & Innovation.

Tecnologia a serviço da beleza

Os modelos de base de IA da IBM são projetados para executar múltiplas tarefas e aplicar insights de forma ágil a diversos contextos. “Na IBM, acreditamos no poder da IA ​​personalizada e construída para um propósito específico para ajudar a transformar negócios”, comenta Alessandro Curioni, vice-presidente da IBM Europa e diretor do IBM Research Zurich, sobre o impacto da tecnologia. “Usando a mais recente tecnologia de IA da IBM, a L’Oréal será capaz de derivar insights significativos de sua rica fórmula e dados de produtos para criar um modelo de IA personalizado para ajudar a atingir suas metas operacionais e continuar criando produtos sustentáveis ​​e de alta qualidade”.

A elaboração deste modelo de IA utilizará um extenso conjunto de dados relacionados a formulações e componentes, com o objetivo de acelerar diversas etapas do trabalho da L’Oréal. Isso inclui a criação de novos produtos, a atualização de cosméticos já existentes e a otimização da produção em larga escala. Essas ferramentas serão fundamentais para apoiar os 4.000 pesquisadores da L’Oréal ao redor do mundo nos próximos anos.

“Esta aliança entre expertise altamente especializada em Inteligência Artificial e cosméticos busca revolucionar a formulação. Ela incorpora o espírito da pesquisa aumentada por IA, enfatizando a sustentabilidade e a diversidade”, destaca Guilhaume Leroy-Méline, IBM Distinguished Engineer, Business Transformation Services CTO, IBM Consulting France.

A iniciativa também pretende alavancar o uso de matérias-primas renováveis e sustentáveis, contribuindo para a meta “L’Oréal for the Future”, que visa garantir que a maioria das fórmulas de produtos até 2030 tenha base biológica ou siga princípios da economia circular. Paralelamente, a IBM Consulting auxiliará a L’Oréal a reimaginar e aprimorar o processo de descoberta de novas formulações. Analisar o comportamento de ingredientes renováveis ​​em códigos cosméticos permitirá à empresa desenvolver linhas de produtos mais sustentáveis, inclusivas e personalizadas para consumidores globais.

Beleza digital

Desde 2012, a L’Oréal conta com uma incubadora de tecnologia com sedes em diferentes metrópoles no mundo. Essas unidades, que funcionam como uma startup focada no universo da beleza, desenvolvem diferentes projetos – desde wearables até o uso de Inteligência Artificial, indústria 4.0 e o uso plataforma Watson IoT, da IBM.

Em 2019, a empresa lançou um diagnóstico digital da pele, possibilitando não só uma avaliação precisa quanto recomendações de cuidados personalizados. A ferramenta é baseada em IA, desenvolvida pela ModiFace, empresa de Realidade Aumentada e IA adquirida pela L’Oréal em 2018.

*Foto: 4kclips / Shutterstock.com

O post L’Oréal explora IA generativa na formulação de cosméticos apareceu primeiro em Consumidor Moderno.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.