Morcego foi encontrado dentro de uma casa na Vila Rio Branco. Não houve contato com humanos e os animais domésticos do local são monitorados. Prefeitura identifica 1º caso de raiva em morcego em Jundiaí (SP)
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Jundiaí (SP) identificou, nesta terça-feira (15), o primeiro caso de raiva em morcegos neste ano. O animal foi encontrado em uma casa no Vila Rio Branco.
Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com a prefeitura, os agentes da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam) foram ao local após uma chamada no telefone 156. O morcego não teve contato com humanos, mas os animais domésticos do local são monitorados.
Por conta do diagnóstico positivo, o bairro receberá reforço das medidas de prevenção à raiva oferecidas pela prefeitura, com orientações aos moradores, estabelecimentos veterinários e a disponibilidade da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Rio Branco.
Orientações
Os morcegos são animais silvestres altamente adaptados aos ambientes urbanos. Segundo a prefeitura, as espécies se alimentam de insetos, frutas ou néctar das flores e possuem grande importância ecológica.
Eles são protegidos por lei ambiental, com isso, a captura ou maus-tratos contra o animal são proibidos.
A Zoonoses recolhe o animal somente em casos de comportamentos suspeitos. São eles:
Voando durante o dia;
Voando em locais baixos, próximo ao chão;
Caídos ou mortos.
Ao encontrar um morcego com comportamento atípico ou em locais incomuns, a Visam deve ser informada imediatamente pelos telefones (11) 4589-6340 ou (11) 4589-6350. É importante que o ambiente onde o animal foi localizado seja isolado e que o morcego seja imobilizado, se possível, com o uso de um anteparo, como um balde, pote ou caixa.
Importante: em hipótese alguma o morador deve tocar no morcego, e cães e gatos devem ser afastados do local.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM