Seguro automóvel mais caro: IPSA tem nova alta em junho

Foto: reprodução/internet

O índice geral de Seguro Auto teve uma nova alta em junho. Os dados são da TEx. A seguir, explicamos melhor o cenário dos seguros no país. Acompanhe!

Foto: Freepik
Seguro fica mais alto em junho e motoristas precisam refazer as contas -Foto: Freepik

Como está o mercado de seguros no Brasil? 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

O segmento teve uma alta em junho de 1,8%, em comparação com o mês anterior, atingindo 5,7%. No acumulado dos últimos 12 meses, houve uma queda de 8,1%. 

Leia também:

  • Sem Parar lança seguro auto diário por R$ 2,90 ao dia

  • Procura por seguros para veículos elétricos cresce 800% no último ano

  • Seguro de moto popular pode custar 3x mais dependendo da seguradora

O que explica a alta no segmento de seguros? 

Existem alguns fatores que ajudam a entender melhor este cenário, como a taxa de sinistralidade do seguro e a venda de veículos novos e usados. Pelo menos, é o que explica Emir Zanatto, CEO da TEx. 

“A alta recente no índice de preços do seguro automóvel é reflexo de dois fatores fundamentais: o aumento na taxa de sinistralidade e o crescimento das vendas de veículos novos e usados. Segundo o Sistema de Estatísticas da SUSEP, a sinistralidade cresceu 29% no último bimestre, possivelmente devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, os dados da Fenabrave mostram um aumento de 13,7% nos emplacamentos e 9,2% nas negociações de veículos usados, indicando um aquecimento na demanda por seguros. Esses fatores são essenciais na definição dos preços pelas seguradoras e influenciam diretamente nosso índice”, destaca. 

Quais foram os gêneros que tiveram aumento em relação ao seguro? 

O índice geral revelou que o público masculino e feminino sofreram com o aumento em junho. Em suma, os homens pagaram, em média, 10,2% a mais que as mulheres. 

Também houve um aumento em todas as linhas do estado civil, com exceção dos viúvos em ambos os sexos. Para os homens, o valor foi de 5,2%, enquanto para as mulheres foram de 4,6%. 

Como é feito o levantamento? 

O estudo do IPSA é feito com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx. 

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas sobre seguro e tudo que interfere em sua segurança e performance no trânsito. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe. 

Leia também: Ioniq, Corolla Cross, Kona e mais: veja o preço do seguro dos carros híbridos mais baratos do Brasil

O post Seguro automóvel mais caro: IPSA tem nova alta em junho apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.