Mattarella faz apelo a Sul Global por ‘boas causas’

RIO DE JANEIRO, 18 JUL (ANSA) – O presidente da Itália, Sergio Mattarella, fez nesta quinta-feira (18) um apelo para que os países do Sul Global demonstrem alinhamento a respeito de “boas causas”.   

“O compromisso do Brasil no G20 é por um mundo justo e sustentável. Comecemos por aqui, precisamos estar comprometidos contra as desigualdades e a fome e com o clima, o respeito à soberania e integridade territorial de todas as nações e o respeito pelos direitos humanos e pela Carta das Nações Unidas”, disse o chefe de Estado em discurso no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), no Rio de Janeiro.   

“É um alinhamento que apela, em primeiro lugar, às grandes democracias, a começar pelas do Hemisfério Sul: Brasil, Índia, África do Sul, Indonésia. E apela à União Europeia”, acrescentou.   

Mattarella ainda citou uma frase de Sergio Vieira de Mello, diplomata brasileiro que cresceu em Roma e morreu em um atentado em Bagdá, no Iraque, em agosto de 2003: “Um ser humano tem o direito de viver com dignidade, igualdade e segurança. Não há segurança sem paz verdadeira, e a paz deve ser construída sobre as bases sólidas dos direitos humanos”.   

Segundo o chefe de Estado, as presidências de Brasil e Itália no G20 e G7, respectivamente, podem representar “um novo ponto de partida”. “Mais que um passado intenso, Brasil e Itália compartilham um presente feito de sensibilidades e interesses convergentes, e compartilham a aspiração por um futuro de bem-estar, paz e liberdade. A Itália está a seu lado neste longo caminho”, salientou. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.