A Prefeitura de Rio do Sul anunciou a intenção de retomar as obras da ponte que irá conectar os bairros Canoas e Budag, interrompidas desde 2022. A retomada depende de ajustes técnicos no projeto e da aprovação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já que o acesso à ponte fica próximo à BR-470.
Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Desse modo, um dos desafios principais é a adequação da área de manobra e acesso na Rua Dom Pedro II, no bairro Canoas. A prefeitura informa que a equipe de engenharia da Secretaria de Infraestrutura realizará o trabalho. Os profissionais irão considerar o impacto de futuras obras, como a duplicação da BR-470.
Prazo prorrogado e contrato ativo para obra da ponte entre os bairro Canoas e Budag
De acordo com o aditivo contratual, houve prorrogação do prazo de execução da ponte até 1º de fevereiro de 2026. O convênio firmado entre o governo do Estado e a Prefeitura de Rio do Sul permanece ativo, garantindo a continuidade do investimento necessário para a obra.
Detalhes do projeto de ponte que liga os bairros Canoas e Budag
Na época, a construção da ponte foi iniciada pelo Grupo Salver. A estrutura terá 125 metros de extensão, com um vão de 65 metros sobre o Rio Itajaí do Oeste. A largura será de 13,5 metros, incluindo espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A ponte ligará a Avenida Governador Jorge Lacerda, no bairro Budag, próximo à empresa Pindonako, até a Rua Dom Pedro II, no Canoas, nas proximidades do trevo de acesso à BR-470.
- Prefeito eleito de Rio do Sul garante continuidade das obras da ponte do bairro Budag
Investimento total e obras complementares
Quando os trabalhos iniciaram, o investimento estimado para a construção da ponte e seus acessos era de aproximadamente R$20 milhões. Além disso, o projeto para o Acesso Oeste contemplava melhorias na drenagem de, pelo menos, nove ruas. Por fim, também estavam previstas repavimentações, com um custo adicional de R$6,7 milhões em convênio com o governo do Estado.