A consolidação de IA na área de P&D do Grupo Stefanini

Em 2024, a Inteligência Artificial (IA) dominou as discussões dentro das organizações. Neste ano, a pauta passa para a aplicação prática dessa tecnologia e, sobretudo, da IA generativa (GenAI) nas mais diversas áreas.

No Grupo Stefanini, a IA, carro-chefe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), já transpôs barreiras no mundo corporativo e, agora, em 2025, sedimenta iniciativas de um número cada vez maior de empresas que passam a incluí-la em seus negócios digitais.

Segundo a empresa, a IA generativa se mostrou fortemente eficiente e permitiu tangibilizar suas práticas em soluções para inúmeros clientes do Grupo Stefanini, que tem embarcado integralmente soluções de GenAI, com desenvolvimento de ponta a ponta. Essa sólida experiência é comprovada com o trabalho de incorporação de IA pelo Grupo há mais de 14 anos.

Desafios e desenvolvimento

Após intensificar esse conceito em fases de experimentação, de implementação e, agora, de adoção massiva da tecnologia já amplamente percebida por todo o mercado global, o time de P&D do Grupo avança para criar ferramentas específicas e otimizadas que auxiliam as empresas e geram aumento significativo de produtividade e maior estabilidade dos sistemas e no time de marketing.

Um dos desafios enfrentados é o sistema legado já adotado por muitas empresas, com linguagens em padrão obsoleto, principalmente no ramo financeiro. No entanto, as soluções endereçadas por IA já adotam a modernização de aplicações, ajustando os códigos, de acordo com os sistemas mais modernos. São soluções de documentação de sistemas que entram para um repositório do cliente, desenhando assim um fluxograma de negócio.

“Mas o ganho maior é ajudar nossos clientes a conhecerem a eles mesmos, a mostrarem, por meio das soluções implementadas de IA, como enxergar com clareza toda a infraestrutura de tecnologia que está por trás de seus negócios”, explica Fernanda Vargas, gerente executiva e líder de P&D no Brasil do Grupo Stefanini. A área da Stefanini Brasil opera em total sinergia com a divisão de Inovação e Negócios Digitais da Stefanini para América do Norte e APAC, conduzida pelo seu vice-presidente Fabio Caversan.

Fernanda acrescenta o quão importante é ter uma visão madura e detalhada de abertura de chamados, por exemplo, reforçando a relevância para a classificação desses chamados. “Conseguimos aplicar metodologias de identificar os tickets mais específicos e propor resoluções a cada um deles a partir de insights recebidos. Trazemos avaliações aprofundadas e certeiras advindas desta plataforma de análise de tickets. Para além de analisar, ela contextualiza e classifica cada episódio”, afirma a executiva. O processo todo é bastante assertivo ao inserir etapas como abertura de ticket, apoio e monitoramento para atingir uma resolução e identificação de ocorrências variadas, apontadas por indicadores qualitativos e quantitativos. Tudo isso com aplicação da IA generativa em sua abrangência total.

Evolução do conhecimento em IA

O trabalho executado pelo time de P&D revelou grandes avanços do Grupo Stefanini para o mercado em 2024. O primeiro deles foi de performance, gerando redução de custo, e mostrando uma base de conhecimento específica do cliente. As áreas de aplicações e atendimento também se destacam com a possibilidade de oferecerem mais agilidade aos processos com o uso de IA. A análise contextualizada dos tickets de atendimento e sua classificação permitem ainda antever problemas que passavam despercebidos e que tinham um impacto significativo no dia a dia de abertura e resolução dos chamados.

Como próximos passos, o Grupo Stefanini prepara uma evolução 2.0 para sua plataforma denominada de Stefanini Artificial Intelligence (SAI) APP, mais especializada para a área de Applications, que tem como motor todo o ecossistema SAI do Grupo, projetado para facilitar a implementação da tecnologia em empresas de setores variados. Atualmente, a biblioteca de SAI conta com mais de 8 mil aceleradores validados em inúmeras indústrias, utilizando LLMs (Large Language Models) dos mais modernos disponíveis no mercado, para entregar aos clientes soluções que contemplem cada vez mais flexibilidade e personalização. Vale lembrar que, no final de 2024, o Grupo Stefanini anunciou investimentos na casa de R$ 2 bilhões em IA até 2027.

São exemplos de como a busca pela inovação com aplicações práticas e estratégicas da IA, ao mesmo tempo em que se conectam como o futuro da experiência do cliente, reconhece o quanto essa tecnologia será dominante nas empresas e no futuro dos negócios.

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