As curiosidades das cerimônias de posse nos Estados Unidos

WASHINGTON, 20 JAN (ANSA) – De um discurso de menos de 200 palavras a outro com quase 10 mil, as cerimônias de posse dos presidentes dos Estados Unidos reservam inúmeras curiosidades, passando por recordes de frio e calor e pelo maior público já registrado. Confira abaixo algumas delas: – As duas posses de Ronald Reagan tiveram as cerimônias mais quente, em 1981,com 13ºC, e a mais fria, em 1985, com -13ºC, forçando a realização do evento dentro do Capitólio, assim como nesta segunda-feira (20).   

– Já a posse de Franklin Roosevelt em 1937 foi a mais chuvosa, enquanto a de John Kennedy, em 1961, teve a maior quantidade de neve.   

– A posse de Barack Obama em 2008 teve a maior participação popular na história, com 1,8 milhão de pessoas.   

– A segunda cerimônia de posse de Abraham Lincoln, em 1865, teve pela primeira vez a participação de homens e mulheres negros na parada presidencial.   

– A posse de James Buchanan, em 1857, foi a primeira a ser fotografada, enquanto a de William McKinley, em 1897, foi a primeira filmada em vídeo. A de Calvin Coolidge, em 1925, marcou a estreia da cerimônia em uma transmissão de rádio ao vivo; a de Harry Truman, em 1949, foi a primeira transmitida na TV; e a segunda de Bill Clinton, em 1997, a primeira na Internet.   

– Jimmy Carter foi o primeiro presidente a descer do carro do cortejo e a percorrer a pé o trajeto na Pennsylvania Avenue entre o Capitólio e a Casa Branca. Desde então, a caminhada se tornou uma tradição.   

– Apenas 135 palavras: o discurso de George Washington em 1793 foi o mais curto da história, enquanto o mais longo coube a William Henry Harrison, em 1841, com 8.445 palavras e 1h45 de duração – curiosamente, ele teve o mandato mais curto, com apenas 31 dias.   

– O juramento oficial tem 35 palavras, na contagem em inglês, e diz: “Juro solenemente que exercerei fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos e que, no melhor das minhas capacidades, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos”.   

– A cerimônia de posse costumava acontecer em março, mas foi antecipada para janeiro em 1933, e Franklin Roosevelt foi o primeiro a assumir o cargo na nova data, em 1937, para seu segundo mandato. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.