Rio Cuiabá se aproxima da cota de atenção e Defesa Civil monitora áreas de risco

Rio Cuiabá se aproxima da cota de atenção e Defesa Civil monitora áreas de risco

As fortes chuvas que atingem Mato Grosso nos últimos dias elevaram o nível do Rio Cuiabá, colocando a capital em estado de alerta. Na quarta-feira (15), o rio atingiu a marca de 4,5 metros na régua de medição, se aproximando da cota de atenção, que inicia a partir de 5 metros.

Segundo a Defesa Civil de Cuiabá, o nível do rio ainda é considerado normal, mas a equipe está monitorando de perto a situação, principalmente em áreas mais suscetíveis a inundações, como os bairros Parque Cuiabá, Poção, Centro América e Jardim Vitória.

“Até cinco metros consideramos normal, mas acima disso começa a cota de atenção e por isso a Defesa Civil do município monitora o volume do rio Cuiabá. Com as chuvas que ocorreram hoje (anteontem), o nível chegou a 4,5 metros”, explicou o secretário Alessandro Borges Ferreira.

O diretor da Defesa Civil, Ozeias Souza, destacou que as equipes também estão acompanhando situações de alagamentos, deslizamento de terras e queda de muro. Na rodovia Palmiro Paes de Barros, as duas pistas chegaram a ser alagadas, e próximo ao Córrego 8 de Abril houve um registro de deslizamento.

Alerta do Inmet

Para piorar a situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para fortes chuvas em Mato Grosso, válido até o fim da manhã desta sexta-feira (17). A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Segundo o aviso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Diante da situação, a Defesa Civil orienta a população a ficar atenta às informações sobre as condições climáticas e seguir as recomendações das autoridades. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.