Jeferson Tenório: livros do escritor brasileiro que você precisa conhecer

Jeferson Tenório é uma voz singular na literatura brasileira atual, um escritor que escancara – de forma arrebatadora – as questões da identidade e da desigualdade.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, mudou-se para Porto Alegre ainda jovem e graduou-se em Letras, tornando-se mestre em Literaturas Luso-africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo sido o primeiro cotista negro formado nesta instituição. Também atuou como professor de língua e literatura em escolas públicas e privadas de Porto Alegre.

Tenório é considerado uma referência na literatura afro-brasileira: escritor negro em uma sociedade permeada pelo racismo estrutural, traz em suas obras o universo da discriminação racial, da desigualdade e da pobreza no Brasil, tendo como cenários principais as cidades de Porto Alegre e do Rio de Janeiro. 

Um dos motivos pelo qual começou escrever foi porque teve muitas experiências com abordagens policiais violentas. Pensou que escrever poderia ser uma maneira de enfrentar o racismo presente no Sul e no Brasil em geral. O autor trabalha com os temas do colonialismo, pós-colonialismo, identidade e diáspora africana na pós-modernidade.

O escritor Jeferson Tenório | Foto: Carlos Macedo/Divulgação BPE

Jeferson tem se destacado por abordar temas como racismo, identidade e memória, sempre com uma escrita que mescla lirismo e críticas contundentes às desigualdades sociais. Com uma carreira que vem conquistando leitores e críticos, o escritor de 47 anosutiliza a ficção para dar voz a histórias frequentemente silenciadas. 

Com uma literatura que reflete e transforma, os três livros de Jeferson Tenório são convites para uma leitura que vai além do entretenimento, oferecendo reflexões profundas sobre o Brasil, suas contradições e desafios. 

Com histórias envolventes e uma escrita que combina beleza e potência, Tenório consolida seu lugar entre os grandes nomes da literatura brasileira contemporânea. Se você ainda não mergulhou em suas obras, esta é a oportunidade de conhecer um autor que tem muito a dizer e transformar.

Diversos países possuem hoje os direitos autorais para suas obras, como por exemplo Itália, Portugal, França, Inglaterra, Suécia, Estados Unidos, Bélgica e China.

A seguir, conheça os livros que marcaram a trajetória literária de Jeferson Tenório e que são leitura indispensável para compreender as complexidades do Brasil contemporâneo.

Livros de Jeferson Tenório que você precisa conhecer

1 – O Beijo na Parede (2013)

Publicado em 2013, “O Beijo na Parede” é o romance de estreia de Jeferson Tenório, premiado com o troféu “Livro do Ano” 2014 da AGES (Associação Gaúcha de Escritores). 

Forçado a deixar a cidade natal na companhia do pai para morar em um território estranho no sul do país, João, de apenas 11 anos, passa a acumular do dia para a noite uma sucessão de abandonos. 

Envolto subitamente pelo desamparo total, o jovem herói se esforça em desviar das paredes que emergem no novo cotidiano, repleto de personagens esquecidos. Cavando pequenos espaços de sobrevivência, João promove o improvável encontro entre o niilismo e a cor exuberante das coisas – nativa apenas na mente de uma criança. 

Jeferson Tenório constrói um narrador singular e tocante nessa sua primeira obra, um verdadeiro arquiteto do invisível, capaz de reposicionar a dor, extrair, entre lágrimas e sorrisos, o sopro de vida de personagens que aparentam estar mortos, ou simplesmente derrubar as paredes mais duras da existência com um beijo, deixando uma alternativa real para a esperança em seu lugar.

 “E é assim que chegamos à gramática existencial do nosso jovem narrador: sim, é possível o pranto se metamorfosear em grito de obstinação, de alegria, de resiliência.” 

2 – Estela sem Deus (2018)

O segundo livro de Jeferson Tenório, “Estela sem Deus”, de 2018, conta a história de luta e coragem de uma adolescente negra que sonha em ser filósofa e encontrar seu lugar no mundo: “Ao pensar dessa forma, uma espécie de tristeza tomou conta de mim porque eu não tinha respostas. As perguntas me doíam e me rasgavam porque eu estava dividida entre o pecado e o pensamento.” 

Um pouco antes das eleições de 1989, a protagonista deste romance migra de Porto Alegre para o Rio de Janeiro. Entre as duas cidades, entre a infância e a adolescência pobres, acompanhamos a trajetória de Estela em meio a uma sequência de violências, faltas e desamparos a que ela, a mãe e o irmão são submetidos.

Manifestando suas inquietações com a vida, as perguntas da jovem questionam seu mundo e as dores que carrega. Na relação ambígua com a família, nos embates entre religião e liberdade: a força da escrita de Jeferson Tenório surpreende mais uma vez nesta narrativa sobre crescer num país cruel e desigual.

Segundo a escritora e filósofa Djamila Ribeiro: “Os pensamentos de Estela sobre Deus, tão presentes desde o início da sua trajetória, ganham a intensidade da fé e a desilusão de ver sua liberdade privada. Pode-se dizer que a liberdade é uma ambição da filosofia, e Estela vive em busca de ser livre. Livre para questionar, sentir prazer, procurar sua autenticidade e seu lugar.” 

3 – O Avesso da Pele (2020)

Em “O Avesso da Pele”, publicado em 2020, Jeferson Tenório alcançou um novo patamar em sua carreira literária: o romance recebeu diversos prêmios – inclusive o Prêmio Jabuti de 2021, na categoria “Romance Literário” – e foi amplamente aclamado como uma das obras mais importantes da literatura contemporânea.

Um livro sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, “O Avesso da Pele” contaa história de Pedro, que, após a morte do pai, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. 

Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos. 

O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. 

Com habilidade incomum para conceber e estruturar personagens e de lidar com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea. 

Segundo o escritor brasileiro Paulo Scott: Não é de graça que Tenório, além de autor premiado, é tão bem acolhido pelo público e pela crítica. Ele não faz turismo, safári social, na desgraça geral do país, não faz da crítica à desigualdade um truque, um atalho apelativo e barato, panfletário, para ter mais aceitação, reconhecimento. Estamos diante de um escritor que, correndo todos os riscos, sabe arquitetar uma boa trama e encantar o leitor. Por muitas vezes durante a leitura eu disse para mim mesmo: como ele consegue construir personagens tão reais e fáceis de serem amados? Eu agradeço, a literatura brasileira agradece.”.

The post Jeferson Tenório: livros do escritor brasileiro que você precisa conhecer appeared first on Novabrasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.