As implicações da alta no preço dos combustíveis

As implicações da alta no preço dos combustíveis

Muitas pessoas imaginam que apenas quem tem carro ou moto deve se preocupar com a alta no preço dos combustíveis. Infelizmente, não é assim que acontece. Vejamos como o cidadão comum, que não possui veículo automotor, é afetado por essa situação.

Para começar, há o aumento no custo de vida até mesmo de quem usa o transporte público, que é diretamente afetado. As empresas de metrô e ônibus por exemplo, acabam reajustando as tarifas, transferindo a conta para o cidadão.

Quem tem carro e moto sente ainda mais no bolso, pois acaba ficando mais caro usar o veículo. Mas não para por aí: as mercadorias também precisam de transporte, portanto, o consumidor final paga mais caro para comprar qualquer coisa que tenha sido transportada. Os produtos e serviços ficam mais caros.

Isso também pode te interessar: Dicas práticas para economizar e fazer o dinheiro render

Outro aumento que vem atrelado ao combustível, é o da inflação, que quanto mais sobe, menos poder de compra o cidadão tem. Com menor poder de compra, o Banco Central é pressionado a aumentar os juros, o que faz com que o crédito fique mais caro.

Quem também sofre com o aumento dos combustíveis é o setor econômico. Já falamos sobre o transporte de mercadorias de um modo geral, mas também tem os produtos agrícolas, as empresas de transporte e logística e ainda o turismo. Quem não se assusta com os preços altíssimos das passagens, sejam aéreas ou rodoferroviárias? E tudo isso é repassado para o consumidor.

Efeitos sociais da alta no preço dos combustíveis

Efeitos sociais da alta no preço dos combustíveis
Efeitos sociais da alta no preço dos combustíveis

Mas calma, que ainda não acabou: observemos os efeitos sociais. Com os preços mais altos, o orçamento familiar fica mais apertado. Então, o consumo é reduzido, especialmente em áreas como saúde, educação e lazer. Isso afeta mais fortemente ainda as famílias de baixa renda. Além disso, a alta no preço dos combustíveis traz insatisfação, gerando reivindicações de mudança na política de preços.

Impactos ambientais da alta no preço dos combustíveis

Impactos ambientais da alta no preço dos combustíveis
Impactos ambientais da alta no preço dos combustíveis

Não podemos esquecer que existem os impactos ambientais, pois a maioria dos transportes utiliza combustível de origem fóssil (como o óleo diesel). Mesmo tendo outras fontes (como o combustível renovável, biodiesel e carros elétricos), o Brasil ainda engatinha nessa área, cujos custos ainda são bem altos.

Por fim, lembramos a repercussão que a alta no preço dos combustíveis traz na política e economia. O preço internacional do petróleo e a cotação do dólar são dois fatores que influenciam diretamente o preço dos combustíveis no Brasil.

Há diversas discussões políticas para encontrar uma forma de desvincular o preço nacional do preço internacional, mas ainda não foi encontrada uma maneira que não prejudique gravemente a Petrobrás e também o Brasil, levando a um enfraquecimento nos investimentos.

Como pudemos perceber, acontece um verdadeiro efeito cascata, tanto na economia, quanto na sociedade. O desafio é encontrar ema política pública que consiga uma forma de equilibrar os fatores econômicos, ambientais e sociais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.