Alunos do curso de Engenharia de Software da Udesc Alto Vale desenvolveram um sistema web que permite que estudantes do ensino médio aprendam Biologia em 3D, utilizando a realidade aumentada.
Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A plataforma, acessada somente com senha, foi exibida na Mostra Multidisciplinar da Escola Estadual Gertrud Aichinger, em Ibirama. Uma professora já testou a ferramenta para ensinar alunos do primeiro ano na disciplina de Biologia.
Para usar a tecnologia, os alunos do ensino médio utilizam um telefone ou tablet, direcionando a câmera para o livro. Dessa forma, o programa desenha uma imagem em 3D na tela. “Com a utilização da realidade aumentada assim, os alunos conseguem ter um aprendizado muito melhor“, garante a professora da Escola Estadual Gertrud Aichinger, Vitória Bianca Aparecida Mava de Sousa.
LEIA TAMBÉM
- Udesc Alto Vale participa da campanha “Ação com Idosos” em Santa Catarina
- Udesc Alto Vale lança site sobre italianos na Colônia Hansa-Hammonia
GameLab – Laboratório de Jogos
A iniciativa da Udesc Alto Vale é fruto de um projeto de iniciação científica do GameLab. “No laboratório, prestamos serviços de desenvolvimento de jogos e suporte quanto à análise de jogos para a própria universidade e para terceiros”, comenta o coordenador do GameLab e professor da Udesc Alto Vale, Adilson Vahldick.
Projeto EducaAr
Por fim, o projeto do sistema web de Realidade Aumentada, chamado EducaAr, tem como bolsistas os alunos Ana Fábia Coelho dos Santos e Luis Felipe Kuster. Além disso, é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). “Levamos então cerca de dois anos para desenvolver a plataforma. E é gratificante ver alunos do ensino médio utilizando o nosso trabalho”, finaliza Ana Fábia Coelho dos Santos, aluna da Udesc Alto Vale.